"Eu constato que a escola está péssima, mas eu não constato que a escola esteja desaparecendo e vá desaparecer. Por isso, então, eu apelo para que nós que escapamos da morte da escola e que estamos sobreviventes: modifiquemos a escola. Para mim a questão não é acabar com a escola, mas é mudá-la completamente, é radicalmente fazer com que nasça dela, de um corpo que não mais corresponde à verdade tecnológica do mundo, um novo ser tão atual quanto a tecnologia."

Paulo Freire

terça-feira, 1 de maio de 2012

Princípio Multimédia

Sete princípios sugeridos por Mayer 

Os alunos aprendem melhor: 

1. Com palavras e gráficos ou imagens - princípio multimédia.

2. Quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas lado a lado - princípio da contiguidade espacial.

3. Quando palavras e imagens são apresentadas em simultâneo - princípio da contiguidade temporal.

4. Quando são excluídos palavras, imagens e sons estranhos – princípio da coerência.

5. A partir de animação e narração sonora – princípio da modalidade.

6. A partir de animação e narração do que combinação de animação, geração e texto – princípio da redundância.

7. Se tem em consideração que os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimentos e para alunos com elevada capacidade espacial – princípio das diferenças individuais.

Comentário:
Com a evolução tecnológica nos anos 90, passamos de um ecrã negro, com letras brancas e sem som, para uma utilização com base numa interface gráfica colorida, animada e com sons.
Embora esta evolução tecnológica permita integrar cor, animação e sons, tornando a utilização do computador intuitiva e cativante, na aprendizagem, há que saber gerir estas possibilidades, de forma a facilitar a aprendizagem por parte do aluno.
Houve então preocupação em definir regras, a ter em conta, na construção da ferramenta que os alunos vão usar.
Os sete princípios referidos em cima, foram sugeridos por Mayer e, vão ao encontro desta necessidade.

Bibliografia:

Sem comentários:

Enviar um comentário