Sete princípios sugeridos por Mayer
Os alunos aprendem melhor:
1. Com palavras e gráficos ou imagens - princípio multimédia.
2. Quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas lado a lado - princípio da contiguidade espacial.
3. Quando palavras e imagens são apresentadas em simultâneo - princípio da contiguidade temporal.
4. Quando são excluídos palavras, imagens e sons estranhos – princípio da coerência.
5. A partir de animação e narração sonora – princípio da modalidade.
6. A partir de animação e narração do que combinação de animação, geração e texto – princípio da redundância.
7. Se tem em consideração que os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimentos e para alunos com elevada capacidade espacial – princípio das diferenças individuais.
Comentário:
Com a evolução tecnológica nos anos 90, passamos de um ecrã
negro, com letras brancas e sem som, para uma utilização com base numa
interface gráfica colorida, animada e com sons.
Embora esta evolução tecnológica permita integrar cor,
animação e sons, tornando a utilização do computador intuitiva e cativante, na
aprendizagem, há que saber gerir estas possibilidades, de forma a facilitar a aprendizagem
por parte do aluno.
Houve então preocupação em definir regras, a ter em conta,
na construção da ferramenta que os alunos vão usar.
Os sete princípios referidos em cima, foram sugeridos por Mayer
e, vão ao encontro desta necessidade.
Bibliografia:
Sem comentários:
Enviar um comentário